

A MetSul Meteorologia alerta para cenário potencialmente grave e de altíssimo risco de tempo severo nesta segunda-feira (15/12), com a chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul e que vai afetar todas as regiões gaúchas com instabilidade e isoladamente forte intensidade.
Este episódio de instabilidade vai se dar exatamente uma semana depois que temporais causaram danos em dezenas de cidades por vento na formação de um ciclone durante a última semana, inclusive com um tornado em Flores da Cunha.
Agora, sem ciclone, frente fria vai encontrar uma massa de ar quente sobre o Rio Grande do Sul e trará numerosos temporais no estado, que terão início pelo Oeste do estado de manhã e irão avançar no decorrer do dia.
O grande risco neste evento não é chuva volumosa ou granizo, embora possam ocorrer em pontos isolados, mas a ocorrência de vendavais que podem atingir diversos locais e com grande intensidade.
O período mais crítico será da tarde para a noite desta segunda-feira, quando os dados projetam devem ocorrer mais tempestades e os temporais de maior intensidade com risco de vendavais em diversas cidades.
A chegada da frente na segunda metade da segunda vai coincidir com as horas mais quentes do dia em numerosas cidades gaúchas com temperaturas até acima de 35ºC, o que vai potencializar a formação de células de tempestade, algumas intensas, e o perigo de vendavais.
Os dados de refletividade de hora em hora do modelo WRF mostram a possibilidade de formação de algumas supercélulas e áreas de instabilidade com assinaturas em forma de arco (bow echo), acompanhando uma linha de instabilidade com frente de rajadas. Trata-se de condição particularmente perigosa para vento com probabilidade alta de vendavais, localmente fortes a intensos, e ainda propícia a alguns fenômenos severos isolados de vento, como microexplosões e/ou tornados.
Em Cerro Largo, a temperatura mínima será de 19°C e a máxima de 29°C.